Baci di Dama

Biscoitos de amêndoas e avelã com recheio de chocolate 

O biscoito Baci di dama é uma especialidade de confeitaria da culinária italiana piemontesa. São pequenos biscoitos quebradiços e gulosos, consistindo de biscoitos com manteiga e farinha de amêndoa, que, uma vez cozidos, são unidos por uma camada de chocolate amargo derretido, como dois lábios em um beijo!



INGREDIENTES

para 40 unidades (20 biscoitos)

  • 100 gr farinha comum
  • 80 gr manteiga
  • 100 gr açúcar
  • 100 gr avelã (pode substituir ou misturar com amêndoas. Em ultimo caso com nozes, castanha, amendoim, mas não terá o mesmo resultado)
  • 100 gr chocolate amargo (pode substituir com nutella)

INSTRUÇÕES

A receita do Baci di Dama não é difícil, mas tem umas regras que é preciso seguir. Explicarei tudo nos detalhes para uma receita de sucesso e sem erros!

Disponha as avelã em uma assadeira e tosta no forno pré-aquecido a 160° por cerca de 15 minutos, até dourar levemente. Eles não terão que dourar demais, caso contrário, serão amargos. (Se a avelã tem pele, antes de torrar ferve na água por 2 minutos, coloca em água gelada por mais 3 minutos e tira a pele com as mãos ou com a ajuda de uma faca).

Deixa esfriar e transfira-os, juntamente com 50 gr de açúcar, no batedor para reduzi-lo a farinha. O açúcar nessa etapa servirá para absorver o óleo da avelã. É importante proceder em várias etapas, parando de vez em quando, para evitar que as laminas fiquem muito quentes e a avelã liberem uma quantidade excessiva de óleo. Você precisará obter uma farinha fina e homogênea.

Recolha a mistura dentro da tigela, juntamente com a farinha, a manteiga em temperatura ambiente e o açúcar restante. Trabalhe a mistura até obter uma massa homogênea. Dê a forma de um pão, envolva-o em filme plástico e coloque na geladeira por pelo menos 2 horas.

Após esse período, retire a massa da geladeira e, com as mãos, forme pequenas bolas com cerca de 1 cm de tamanho (do tamanho de uma cereja). Disponha-os na assadeira forrada com papel manteiga, espaçando-as adequadamente (pode fazer a massa a noite anterior e deixar descansar até manha seguinte).

Deixe no freezer por 1 hora, enquanto isso liga o forno. Após esse período, cozinhe os biscoitos no forno a 150°-160° por 20-25 minutos (se o forno for ventilado poe na parte alta do forno). O forno deve ser baixo para evitar que derreta os biscoitos. Retire do forno e deixe esfriar, deixando-os dentro das bandejas.

Derrete o chocolate em banho-maria ou no microondas, depois deixa esfriar um pouco para que não caia no biscoito na hora de colocar. Com a ajuda de uma colher ou um pincel, tome uma pequena quantidade e coloca em ambas as metades dos biscoitos, depois junta-os. Espera o chocolate solidificar.

O Baci di Dama está pronto para servir!