Massa para a Pizza

Impasto per la Pizza

A Pizza Bonci, é uma receita especial para uma massa macia, leve, uma pizza com fermento 24 horas, com pouco fermento, que da muita satisfação! É uma massa de pizza criada por Gabriele Bonci, um conhecido chef de pizza e chef romano. E agora mão na massa!

INGREDIENTES

para 2 pizzas

  • 250 gr farinha forte (tipo Manitoba) / 12,5 colheres
  • 250 gr farinha comum ou semola / 12,5 colheres
  • 450 ml água
  • 3 colheres azeite
  • 1 colher de chá sal
  • 1 pitada açúcar
  • 3 gr fermento fresco ou 1 gr fermento seco

INSTRUÇÕES

Para preparar a Pizza Bonci, recomendo que comece no início da tarde do dia anterior, para concluir o fermento da pizza por 24 horas (na geladeira). Para um resultado melhor a farinha recomendada é uma farinha forte, mas você também pode usar a farinha de pizza clássica ou a farinha que você tem em casa. A água deve estar em temperatura ambiente.

Em uma tigela, insira toda a farinha com uma peneira. Colocar o fermento e uma pitada de açúcar na água para derreter e misture á farinha. Misture tudo usando um garfo ou uma colher. Juntar também o azeite. Por fim, adicione o sal e misture. Trabalhar alguns minutos com uma colher, a mistura será muito macia e pegajosa, não se preocupe, é normal. Deixe a massa descansar por 10 minutos.

Despeje um pouco de farinha na tábua, virar a massa por cima e, com muito cuidado, fazer as dobras 3 ou 4 vezes: espalhe-a levemente com as pontas dos dedos para formar um pequeno retângulo. Com um tarô (ou uma espátula), dobre o retângulo em 3 partes, trazendo primeiro um lado para o centro e depois o outro. Por fim, dobre ao meio e coloque na tigela e cubra. (veja também o video de como faze-las clicando aqui).

Após esta operação, coloca a massa em uma tigela grande pelo menos o dobro da massa, unte a base da tigela com um véu de óleo, não precisa cobrir com papel filme. Deixar a massa descansar 1 hora a temperatura ambiente, depois cobre com papel filme e deixa descansar 24 horas na geladeira.

No dia seguinte, pegue a massa e coloca em cima de uma tabua com pouca farinha (se for farinha de semola melhor).

Fazer as dobras e deixa descansar por 1 hora.

Estica a massa com os dedos untados no azeite direto na forma, cubra e deixa fermentar mais 3 horas.

Se por qualquer motivo a massa teve problema com a fermentação, mesmo depois de 2 horas que voce tirou da geladeira? Faça o seguinte: misture uma pitadinha de fermento em uma colher de chá de água e misture na massa, delicadamente, pode deixar a massa na tigela e fazer pequenas pressões com os dedos. Faça as dobras e deixe na tigela, sempre coberta com papel filme. Depois coloque para esquentar poca água em uma bacia de vidro e coloque dentro microonde junto com massa, esquenta de novo a água de vez em quando precisar (veja foto abaixo). Espera até duplicar o tamanho, a cerca de 3 horas.

Terminada a fermentação, sempre com as mãos untas de azeite, estica mais um pouquinho a massa com as pontas dos dedos.

Condimentar a pizza a seu gosto e cozinha ao forno preaquecido na maxima potencia, 10 minutos na parte baixa do forno. Levar a pizza na parte central do forno por mais 5-10 minutos (dependendo se for fina ou grossa).

n.b: coloca o queijo depois dos primeiro 10 minutos de cozimento para um queijo derretido e macio.

Buon appetito!