Involtini di Radicchio

Rolinhos de Chicória vermelha com queijo ricota e nozes.


INGREDIENTES

para 10 rolinhos

  • 1 chicória vermelha redonda
  • 250 gr ricota
  • 50 gr nozes
  • 2 batatas (normal ou doce)
  • 3 colheres queijo parmesão
  • 1 ovo
  • 2 colheres azeite
  • 1 alho
  • sal, alecrim, pimenta do reino, noz moscada a gosto

INSTRUÇÕES

Para o queijo ricota, se quiser faze-la em casa siga a receita aqui, recomendo faze-la a noite anterior.

Cozinha e amassa as batatas.

Tira da sua chicória vermelha redonda 10 folhas grandes e intactas. Pica o restante das folhas da chicória e cozinha em uma panela com alho e pouco azeite por 10 minutos.

Em uma tigela, misture a ricota, a batata, a cicória cozida, o parmesão ralado, o ovo, alecrim, sal, noz moscada, pimenta do reino. Adicione também as nozes picadas grosseiramente.

Tira da sua chicória vermelha redonda 10 folhas grandes e intactas, lave-as uma a uma e coloque-as algumas de cada vez (máximo 3) em uma panela com 4-5 colheres de água. É importante monitorar esta operação e não deixar as folhas no fogo ferver, caso contrário as folhas serão muito macias, descoloridas e marrons. Quando a água ferver deixa cozinhar em fogo moderado, as folhas devem murchar levemente, vire-as após 30 segundos no 2 lados, deixe amolecer do outro lado e escorra-as imediatamente sobre uma tábua de madeira (deixa na água por um total de 1 minuto). Deixa escorrer a água das primeiras folhas que foram cozidas, troque a água e adicione as outras. Continue cozinhando e escorra o restante das folhas. O resultado final são folhas roxas intensas com mais veias avermelhadas. 

Deixe esfriar e adicione o recheio para cada folha.

Feche o rolo a partir da parte inferior da folha, a branca: adicione-a ao recheio e continue colocando as folhas laterais em direção ao centro. Depois feche selando a parte superior com um palito de dente que une suavemente as outras bordas.

Achate com as mãos, espalhando o recheio uniformemente na folha. Dessa forma, faça todos os seus rolos de chicória.

Nesse ponto, você pode cozinhá-los.

Adicione 1 colher de sopa de óleo em uma panela antiaderente, arrume os rolos em uma panela e descasque em cima dos rolinhos o raminho de alecrim.

Adicione um pouco de pimenta do reino, se quiser, e cozinhe cerca de 1 minuto de cada lado. Gire-os mais de uma vez para que não queimem e coloram demais.

Sirva seus rolinhos vermelhos quentes.

Buon appetito!