Carbonara

Massa a Carbonara

INGREDIENTES

para 2 pessoas

  • 200 gr massa (tipo spaghetti, linguine, bavette melhor)
  • 4 gemas
  • 100 gr guanciale (se não achar usa pancetta o bacon mas não fala para ninguém!!)
  • 4 colheres de queijo pecorino romano (ou 2 de parmesão e 2 de pecorino, eu coloquei so parmesão porque não tinha pecorino)
  • 1 colher de chá banha de porco (ingrediente secreto)
  • pimenta do reino a gosto
  • sal grosso para o cozimento da massa (não será usado sal adicional porque já presente no guanciale e no queijo)

INSTRUÇÕES

Coloca a água da massa para ferver com sal (a proporção é 1 litro de água a cada 100 gr de massa com 10 gr de sal, que corresponde a 1 colher de chá). Quando a água começa a ferver coloca a massa.

Corta o guanciale em fatias e depois em pedaços e coloca a parte. Em uma panela coloca o ingrediente secreto: 1 colher de chá de banha de porco, ele vai ajudar o guanciale a cozinhar sem alterar o gosto natural. Deixa derreter a fogo baixo.

Em uma tigela a parte mistura as gemas com o pecorino (eu coloquei so parmesão porque não tinha pecorino)  e mistura bem, adiciona a pimenta do reino, vai obter um composto denso. Mistura ainda, é importante para deixar o molho mais cremoso. Adiciona uma colher de água da massa e mistura novamente um pouco.

Agora a gordura derreteu completamente na outra panela e pode adicionar o guanciale e cozinha em fogo medio por cerca de 3-4 minutos, até ficar transparente e dourado (não deve ficar duro).

Quando a massa terminou o cozimento (a massa deve ser "al dente"!!, tira um minuto antes do tempo de cozimento indicado no pacote) e o guanciale tiver pronto, tira a massa da água fazendo escorrer toda a água e coloca na panela do guanciale. Mistura bem os dois.

Agora apaga o fogo, adiciona o composto com as gemas e mistura, se precisar adiciona uma concha de água e mistura de novo. Se precisar adiciona mais uma concha de água e mistura salteando a massa. Deve ficar cremosa.

Serve a Carbonara com uma polvilhada de pimenta do reino e pecorino por cima.

Buon appetito!