Ravioli della Nonna

Ravioli clássicos recheados com ricota e espinafre ao molho de tomate caseiro, manjericão e parmesão. Minha bisavó Giggia sempre costumava prepará-los assim aos domingos. Voce também poderá brincar com a fantasia, por exemplo escolher um recheio de carne, um molho manteiga e sálvia ou optar por um creme.

INGREDIENTES

para 2 pessoas

  • 200 gr farinha 00 ou "semola di grano duro" (recomendo não utilizar a farinha comum)
  • 2 ovos
  • 100 gr queijo parmesão
  • 150 gr queijo ricota
  • 200 gr espinafre
  • 350 gr molho de tomate (para fazer o molho caseiro veja a receita aqui)
  • manjericão para decorar
  • sal, pimenta do reino, noz moscada a gosto

INSTRUÇÕES

Prepara a massa. Em uma tigela ou no plano de trabalho forma uma fonte com a farinha e no centro abre os ovos. Comece a misturar com um garfo e amasse vigorosamente até obter uma massa lisa e elástica. Embrulhe em filme plástico e deixe descansar em temperatura ambiente por pelo menos 30 minutos.

Enquanto isso, limpe o espinafre, cozinha por alguns minutos sem temperos até secar toda a água. Escorra e aperte o espinafre com as mãos para sair toda a água. Pique finamente em uma tábua ou bate no mixer junto com a ricota. Transfira para uma tigela, adiciona também 1 punho de parmesão ralado, a noz-moscada, sal e pimenta do reino a gosto. Mexa até o composto ficar homogêneo.

Após o período de descanso, abre a massa com um rolo ou com a máquina apropriada. Com uma roda dentada, corte as tiras com cerca de 6 cm de largura um pouco de cada vez e coloca o recheio, da quantidade de uma colher de chá, espaçando 4-5 cm um do outro.

Passa com um pincel um pouco de água em cima das bordas da massa, cubra com uma segunda tira de massa livre e, pressionando com as pontas dos dedos, sele o recheio para que todo o ar saia. Usando a mesma roda, forme o ravioli. Se não tiver uma roda pode cortar com um copo ou uma forminha redonda ou do formato que preferir. Coloque-os gradualmente em uma superfície enfarinhada.

Quando terminar, cozinhe o ravioli de ricota e o espinafre, poucos de cada vez, em uma panela grande com água e sal por alguns minutos (4-5 minutos dependendo do espessor da massa), normalmente estão prontos quando subir em superficie. Escorra-os com uma escumadeira e transfira-os para uma panela com o molho de tomate quente previamente preparado (receita disponível aqui). Tempere-os também com o parmesão ralado. Minha avó Giggia costumava colocar um punho de parmesão misturado no molho e depois por cima do ravioli. Decora com uma folha de manjericão sirva imediatamente!

Buon appetito!