Gnocchi di Zucca

Nhoque de abobora com bacon em molho de manteiga e sálvia. Receita chamada também de "gnocchi de abobora ao colher", devido ao fato que a massa e feita com a colher e jogada direto em água quente. Garante um intenso sabor de abobora e gnocchi macios, sem o uso excessivo de farinha e sem sujar as mãos!!

INGREDIENTES

para 2 pessoas

  • 1350 gr abobora crua (correspondem a cerca de 500 gr de abobora já cozida e amassada)
  • 150 gr farinha
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal
  • 1 punho de parmesão para polvilhar
  • alecrim (opcional)
  • noz moscada, pimenta do reino a gosto
  • 4 fatias de bacon cortadas em tiras (se tiver pancetta melhor)
  • 2 nozes de manteiga
  • 3 folhas de sálvia

INSTRUÇÕES

Fazer gnocchi de abobora é mais insidioso do gnocchi de batata tradicional mas prometo que se seguirão todos meus conselhos e truques serão bem simples de fazer e com um ótimo resultado!!

Antes de tudo vale ressaltar que para uma boa sucedida do prato é muito importante escolher uma abobora que absorva pouca água. Para esta receita eu utilizei a abobora Jacaré mas não recomendo. Um dos tipos de abobora aconselhados na Itália e que vi ao supermercado aqui no Brasil é o tipo Abobora Manteiga ou Butternut. A abobora redonda com a casca verde por fora também é valida e fácil de achar.

Prepara a abobora. Preaquece o forno a 180°. É importante cozinhar a abobora no forno para perder água. Corte a abóbora pela metade, tira a casca e as sementes e corta em cubos médios. Depois coloque-a em uma assadeira coberta com papel manteiga. Se quiser deixar a abobora mais saborosa pica um pouco de alecrim e polvilha por cima. Leve ao forno a 180 ° por cerca de 30-40 minutos, a abobora estará pronta quando você consegue passala com um gafo sem esforço, você deverá conseguir amassa-la depois.

Quando tiver pronta tira do forno,  dentro de uma tigela amasse a abobora ainda quente com um garfo até reduzi-la à polpa e deixa esfriar. Se quiser que a polpa fique ainda mais aveludada passa no mixer para tirar as partes fibrosas. Se perceber que a polpa esta muito úmida recomendo secar ela mais um pouco em uma panela a fogo baixo por 5-10 minutos.

Tempere a abobora com sal, pimenta do reino, noz moscada. Adiciona o ovo e mistura bem com uma espatula. Adiciona também a farinha. Mistura sempre com uma espatula.

Agora podem acontecer 2 cenários dependendo da abobora que você escolheu:

1) Ao colocar toda a farinha a massa ficará macia e você conseguirá passar a  trabalhar a massa com as mãos até ficar lisa e homogênea e formar o gnocchi como o gnocchi tradicional de batata.

2) No outro caso a massa irá absorver toda a farinha e ainda ficar mole e pegajosa (meu caso). Nesse caso é muito importante não ceder á tentação de colocar mais farinha, caso contrario a massa ficará dura e perderá o gosto de abobora. Deixe a massa descansar, coberta por um pano por cerca de 30 minutos em temperatura ambiente. Enquanto isso prepare duas formas e despeje bastante farinha na base. Passado o tempo de descanso pega a massa de abobora e com uma colher de chá pega uma noz de composto. Se ajuda com uma outra colher de chá para trabalhar melhor a massa e dar a forma de gnocchi, depois deixa cair em cima da farinha na forma. Repete o mesmo procedimento até terminar a massa.

Prepara o molho. Corta o bacon em tiras (melhor se tiver pancetta), cozinha em uma panela até a gordura ficar transparente e coloca a parte. Em outra panela derrete a manteiga junto com as folhas de sálvia em fogo baixo.

Cozinhe o nhoque em água salgada abundante por cerca de 1 minuto ou até que subam à superfície, vai demorar a cerca de 1 minuto. Escorra-os e adicione-os a manteiga, adiciona também o bacon e mistura. Polvilha com parmesão e se quiser decora com as folhas de sálvia.

Buon Appetito!

NOTAS

 Você poderá também aquecer a aguá já e jogar o gnocchi direto na água quente, sem colocar na forma.

No meu caso eu preparei o gnocchi no dia anterior, coloquei as formas no freezer e cozinhei eles o dia seguente, joguei eles congelados direto na água quente. Congelados podem demorar um pouquinho mais para cozinhar, recomendo esperar até eles subirem em superfície.

Se desejar pode tambem optar por um delicioso molho de gorgonzola e nozes! Derrete o queijo gorgonzola em uma panela, adiciona pouco leite, tempera com noz moscada e pimenta do reino. Assim que formar um creme desliga o fogo, joga dentro o gnocchi, se quiser adiciona o bacon cozido anteriormente em uma panela a parte. Polvilha com pedacinhos de nozes e serve logo!!