Pomodori con riso

Tomate recheados de arroz com batatas ao forno.

Receita classica originaria da cidade de Roma, um prato fresco tipico que sempre acompanha o verão nas mesas italianas! A receita terá um ingrediente secreto que minha bisavó Giggia usava, minha avo usa hoje e agora passou para min, vamos descobri-los ao longo da receita!


INGREDIENTES para 3 pessoas

  • 5 tomates grandes
  • 5 colheres arroz (uma colher para cada tomate)
  • 4 batatas medias
  • 1/2 dente alho
  • 4-5 folhas de manjericão
  • azeite, salsinha, oregano, sal, pimenta do reino, alecrim a gosto
  • açúcar 1 pitada (opcional)
  • 1 lata atum (opcional)

INSTRUÇÕES

Lave os tomates e corte o chapéu, deixando-o de lado. Cavar o interior delicadamente, sem quebrá-lo, com a ajuda de uma colher. Transferir a polpa obtida em uma tigela.

Tempere o interior de cada tomate com uma pitada de sal e vira de cabeça para baixo para sair a água.

Tritura a polpa extraída e tempere com sal, azeite, orégano e salsinha picada, açúcar (meu toque pessoal!) coloque dentro o arroz cru, misturando cuidadosamente para torná-lo bem aromatizado. A quantidade de arroz utilizada deve ser uma colher,  porque ele vai crescer no forno. Se quiser, você também pode colocar meio dente amassado com a ponta da faca. Aqui entrara o ingrediente secreto que utilizava a minha bisavó Giggia, o atum! Coloque na mistura também uma lata de atum. Deixe o arroz macerar por 1 hora, para que ele possa saborear bem, se tiver com tempo deixe também mais, dentro da geladeira.

Lavar as batatas, descasca, se quiser pode deixar a casca para ficarem mais saborosas. Corte-os em fatias da forma que preferir e logo vai jogando em água fria. Deixa na água por 30 minutos.

Depois seque bem (eu coloco um pouco de sal para facilitar a saída da água) e tempera com sal, óleo, pimenta do reino, alecrim. Deixa curtir por 1 hora. 

Aqueça o forno a 180°.

Transfira as batatas dentro de uma pirofila. Comece a encher os tomates com arroz, tente não encher até o topo, o arroz crescerá durante o cozimento, caso contrário, o arroz pode ficar cru. Depois de recheado, coloque-o sobre as batatas, polvilhe com uma pitada de sal e azeite.

Asse a 180° em forno estático ou ventilado a 160°,  o tempo cozimento pode variar por cerca de 45-60 minutos: cada forno é diferente, verifica o de vez em quando. O tomate deve murchar e torrar um pouco, enquanto o arroz deve ser cozido, mas não demais. Normalmente eu aciono o grill nos ultimo 5 minutos para dorar.

Assim que estiver cozido, retire do forno e deixe esfriar. Em seguida, adicione algumas folhas de manjericão por cima e sirva! Sendo um prato de verão nos usamos consumi-lo frio ou em temperatura ambiente, ainda melhor no dia seguinte.

Obs. A receita original prevê che as batatas sejam macias, os tomates perderão a água durante o cozimento que deixara as batatas com essa textura. Se preferir mais crocantes pode cozinhar em uma forma a parte.

Buon appetito!