Cannelloni Ricotta e Spinaci

Cannelloni de crepes ou Crespelle com ricota e espinafre em molho bechamel. Com esta receita é muito fácil e rápido de fazer porque a receita da massa é feita com o mesmo procedimento para fazer o crepes!

INGREDIENTES

para 12 unidades divididas em 2 formas de 25 x 30 cm

  • para os crepes: 3 ovos, 2 colheres leite, 180 gr farinha, 1 pitada de sal, 400 gr leite, 10 gr manteiga.
  • para o molho bechamel: 1050 ml leite, 60 gr manteiga, 60 gr maizena, 2 pitada de sal, nos moscada.
  • para o recheio: 300 gr espinafre, 250 gr ricota, 4 colheres parmesão,  200 gr bechamel.
  • para finalizar na forma: o restante do molho bechamel por cima do canelone + 8 colheres de parmesão.

INSTRUÇÕES

Começa quebrando os ovos em uma tigela, adiciona 2 colheres de leite e bate com um gafo até o composto ficar homogeneo. Adiciona em duas vezes 180 gr de farinha e mistura sempre com um garfo. Adiciona 1 pitada de sal e mexe até absorver toda a farinha. Adiciona 400 ml de leite, sempre um pouco de cada vez. No final o composto resultara bem liquido. Por ultimo adiciona 10 gr de manteiga derretida (em fogo baixo e deixado esfriar a temperatura ambiente). Mistura mais um pouco, cobre o composto e deixa descansar por 15 minutos em temperatura ambiente.

Cozinha os crepes. Põe uma panela (antiaderente com fundo 20 cm de diâmetro) para aquecer em fogo médio sem colocar manteiga. Assim que tiver bem quente, com uma concha pega o liquido, aproximadamente 60 ml, e coloca no centro panela. Com um movimento rotatório espalhe o composto por toda superfície da panela. Deixa cozinhar o primeiro lado por cerca de 40 segundos. Um método para ver se a crepe é pronta para ser virada é se, ao movimentar a panela, ela mexe e desgruda dela. Se ficar grudada é preciso esperar mais um pouco. Vira a crepes e deixa cozinhar também o outro lado por 20-30 segundos, até colorir um pouco. Transfira a crepe pronta em um prato e continua até exaurir toda a massa.

Recheio. Na mesma panela que usamos para fazer os crepes coloca o espinafre para cozinhar (pode ser congelado ou fresco), sem azeite, por 10-15 minutos, até absorver toda água em excesso. Desliga  o fogo e coloca a parte.

Prepara o molho bechamel. Em uma panela das bordas altas esquenta 700 ml de leite. Em outra panela a parte coloca 40 gr de manteiga em fogo baixo e espera até derreter. Adiciona 40 gr de farinha e com uma colher de madeira mistura bem os ingredientes. Adiciona 5 colheres do total do leite que estava no fogo e mistura bem. Deixa a chama ao minimo. Adiciona pouco leite por vez e mistura para evitar a formação de grumos. Depois de ter adicionado todo o leite continua misturando o composto com uma batedeira de mão. Adiciona 1/2 colher de chá de sal e a noz moscada. A partir do momento em que o molho começa a ferver, calcula ainda 5 minutos de cozimento, sempre em fogo baixo e mexendo continuamente. Desliga o fogo deixa esfriar um pouco.

Prepara o recheio. Em uma tigela coloca o queijo ricota, o espinafre, 50 gr de parmesão ralado e 200 ml de bechamel. Mistura tudo com uma colher e se precisar ajustar de sal (eu não coloco).

Compõe o Cannelloni. Em uma forma tamanho 25 x 30 cm distribui por toda a base 2 colheres de bechamel. Coloca o recheio por toda a base da crepe deixando 1 cm nas bordas. Enrola o crepe (tenta fechar os lados também para a massa não sair durante o cozimento). Coloca na forma co a parte aberta da crepe virada embaixo. procede da mesma forma com todas as crepes.

Cobre a superfície do Cannelloni  com o resto do molho bechamel, de modo uniforme. Finaliza com o resto do parmesão ralado.

Cozinha na parte central do forno a 180º por 25-30 minutos, até ficar douradas por cima.

Buon appetito!