Tiramisù

Pavê italiano ao Café

É um dos doces de colher mais importantes da tradição italiana. A receita é inspirada ao Chef Andrea Linguanotto, fundador do Tiramisù.

INGREDIENTES

para 6 pessoas, forma 22 x 16

  • 25 biscoitos champagne/ savoiardi (veja como faze-los em casa aqui)
  • 300 ml café
  • 3 ovos frescos biológicos
  • 125 gr açúcar/ 5 colheres
  • 250 gr mascarpone (veja como faze-lo em casa aqui)
  • cacao amargo em pó a gosto

INSTRUÇÕES

Prepara o café. A receita tradicional pede que seja forte e sem açúcar, mas podem fazer do seu gosto, o ideal é faze-lo com a maquina para expresso, se não tiver filtra o café americano 2-3 vezes. Deixar esfriar.

Dividir as gemas e as claras do ovo. Coloca a metade do açúcar nas gemas e trabalha com a batedeira em velocidade alta. O composto deve ficar claro, cremoso e espumoso. Adicionar o mascarpone ás gemas e continuar trabalhando com a batedeira até o creme ficar homogêneo, cremoso e compacto. 

Agora monta as claras a parte, sempre na batedeira em velocidade alta. quando começarem a ficar brancas adiciona o restante açúcar, aos poucos. As claras serão prontas quando voce virar o pote da batedeira e o composto não cair!

Adiciona as claras montadas aos composto da gema com mascarpone. Deve tomar muito cuidado para o creme não desmontar: adicione a clara aos poucos e vai misturando com um movimento circular de cima para baixo.

Escolher uma forma para o Tiramisù. O café deve ser frio ou temperatura ambiente, de preferencia sem açúcar. Se for para as crianças podem substituir o café com uma mistura de água e chocolate em pó ou leite. Banhe os biscoitos champanhe por 3 segundos e colocar na forma (se a primeira camada de biscoitos for horizontal, a segunda deve ser vertical). Colocar metade do creme em cima da primeira camada de biscoitos. Passar outra camada de biscoitos e completar com a outra metade do creme.

Peneirar por cima o cacau amargo em po. Esperar 3 horas antes de servir.

Buon appetito!