Biscoitos Montagnole

Le Montagnole Alpine

Trata-se de uma antiga receita da minha bisavó Luigia, conhecida por todos como Nonna Giggia, nome que também escolhi para meu blog em homenagem a ela. Minha avo, filha dela, preserva o papel da receita original e mesmo assim tem pouco detalhes no procedimento, pode ser considerada uma das receitas da família passadas para as gerações a voz. A aparência é timida, mas é sua simplicidade que deixa ele tão especial, com ele eu sempre lembrarei da minha avó!


INGREDIENTES

para 30-35 porções

  • 120 gr manteiga/ 15 colheres
  • 4 colheres açúcar
  • 1 ovo inteiro e 1 gema
  • 300 gr farinha/ 16 colheres
  • 80 gr uva passa/ gotas de chocolate
  • 1 porção de fermento para doces/ 1 colher de chá de fermento normal

INSTRUÇÕES

Lavar a uva passa e deixa-la de molho em água por 20 minutos, passar na peneira para tirar a água e deixar no papel de cozinha para secar.

Preparar a massa. Trabalhar bem a manteiga com o açúcar. Adicionar o ovo, depois a farinha misturada com o fermento, a uva passa (a receita original pede uva seca, se preferir pode substituir com gotas de chocolate). Trabalhar bem a massa e deixa descansar 30 minutos na geladeira.

Preparar a forma passando na base manteiga, formar com as mãos bolinhas pequenas do tamanho de uma noz.

Preaquecer o forno a 180° para forno statico/ 170º para forno ventilado, 20 minutos mais 5 minutos com o grill ligado a 150º. N.b.: fique sempre de olho no forno, as Montagnole queimam com muita rapidez!