"Pane Comodo"

"Pão Confortável", receita fácil, para todos!
É chamado também "pão sem massa" porque prevê uma alta hidratação pela alta quantidade de água e não precisa ser lavorado com as mãos, um garfo será suficiente. É uma receita fácil e que dará muitas satisfações, mesmo para quem nunca fez pão antes.


INGREDIENTES

  • 300 ml água
  • 400 gr farinha 0 (pode brincar usando vários tipos de farinhas, o importante é que a quantidade total seja de 400 gr, eu utilizai 50% farinha comum e 50% farinha integral)
  • 4 gr fermento fresco ou 2 gr fermento seco
  • 1 colher de chá de sal
  • 1/2 colher de chá de açúcar
  • especiarias, sementes, aromas (opcional, nesta receita eu não usei)

INSTRUÇÕES

Para preparar o pão fácil, coloque a farinha em uma tigela, adicione o fermento seco, o açúcar para ativar o fermento, o sal e misture com as mãos. (Se for utilizar o fermento fresco, diluir na água no passo sucessivo.)

Em outra tigela separada, coloca a água e despeje o composto com a farinha um pouco de cada vez, misturando com um garfo. Não se preocupe se a massa parecer um pouco granulada, é normal!

Depois que toda a farinha for adicionada e incorporada, deixe a massa descansar na tigela coberta com filme plástico por cerca de 10/15 minutos em temperatura ambiente. Então pega novamente a massa e com uma espátula de cozinha, vire-a várias vezes e deixe descansar por mais 10 minutos. (Deve ser um movimento lento e circular, veja como fazer o movimento no vídeo aqui, minuto 3:30-3:50). Repete este passo duas ou três vezes. A massa ficará mais lisa e homogênea.

Após cerca de 30 minutos e depois de virar a massa duas ou três vezes, deixe descansar na geladeira, sempre coberta com filme plástico. O tempo de fermentação pode ser gerenciado à vontade, pode ir de um mínimo de 6 horas a um máximo de 24 horas. Foi por isso que se chama "Pão Confortável"; na verdade, podemos assar quando tivermos tempo. Portanto, é perfeito se queremos prepará-lo pela manhã e depois cozinhá-lo à tarde ou à noite para cozinhar no dia seguinte. Em resumo, é muito conveniente e prático de gerenciar.

Uma vez que a massa é retirada da geladeira, ela aumentou e muitas bolhas se formaram na superfície. Se a massa não tiver fermentado muito, deve ser porque a farinha usada não tem muita força. Se for este o caso então faz as mesmas dobras feitas no passo anterior, põe em outra tigela e deixa descansar até dobrar o volume, também irão aparecer algumas bolhas na superfície.

Espalha um pouco de farinha na superfície de trabalho e com as mãos abre a massa espalhando-a para formar um retângulo. Faze as dobras: puxa em sua direção uma aba do retângulo, mais ou menos na metade, depois a outra metade e dobramos, e depois fecha os outros dois lembos. Repita a passagem das dobras novamente, servirá para dar força ao pão. Em seguida, arredondamos nossa massa, até formar um pão. (Veja como fazer o movimento no vídeo aqui, minuto 5:20-7:30)

Colocá agora dentro de uma tigela um pano bem enfarinhado e coloca dentro a massa. Deixar crescer por cerca de uma hora e meia à temperatura ambiente ou podemos colocá-lo no forno com a luz acesa, nesse caso, levará cerca de uma hora.

Passado o tempo, pegue uma panela de aço ou cerâmica, coloca a panela com a tampa, dentro do forno, pré-aquecida a 230 ° e aqueça-a. Deve usar uma panela e tampa que possam entrar no forno. Se não tiver uma panela, pode dar a massa a forma de pão alongado e coloca-lo na assadeira, forrada com papel manteiga.

Tira a panela do forno, e coloca a massa dentro da forma quente tomando cuidado para não se queimar, ajudando-se com o pano de prato.

Coloca a tampa na panela e cozinha a 230 ° por 30 minutos, depois, abra o forno, remova a tampa e continue a 210 ° por mais 20 minutos, até que uma crosta crocante se formou no pão. Eu cozinhei o pão na forma pirex de vidro, e como não usei a tampa, a 220° por 50 minutos.

Nesse momento o pão confortável está pronto, deixa esfriar completamente antes de cortá-lo e trazê-lo para a mesa.

Buon appetito!