Tiramisù alle Fragole

Pavê italiano de Morango

INGREDIENTES

  • 25 biscoitos champanhe (para faze-los em casa veja a receita aqui)
  • 250 gr mascarpone (para faze-lo em casa veja a receita aqui)
  • 250 + 250 gr (banha + recheio e decoração no topo)
  • 1/2 limão
  • 2 + 5 colheres açúcar
  • 3 ovos
  • 150 ml água
  • hibisco em pó a gosto (opcional)
  • folhas de hortelã a gosto  (opcional)

INSTRUÇÕES

Começa preparando a banha de morango. Lava os morangos, tira a folha verde e corta em pedaços. Transfira-os para uma panela e adicione a água, 2 colheres de açúcar e 1 colher de suco de limão. Cozinha em fogo médio até ferver. Depois deixe ferver por cerca de 10 minutos em fogo baixo, até formar uma espécie de xarope. Retire a panela do fogo e bata com um liquidificador de imersão. Deixe esfriar a temperatura ambiente. Depois de frio, a banha de morango tende a engrossar um pouco. Se parecer muito denso diluí-lo com 2 colheres de água.

Dividir as gemas e as claras do ovo. Coloca 3 colheres de açúcar nas gemas e trabalha com a batedeira em velocidade alta. O composto deve ficar claro, cremoso e espumoso. Adicionar o mascarpone ás gemas e continuar trabalhando com a batedeira até o creme ficar homogêneo, cremoso e compacto.

Agora monta as claras a parte, sempre na batedeira em velocidade media. quando começarem a ficar brancas adiciona o restante açúcar (2 colheres), aos poucos. As claras serão prontas quando voce virar o pote da batedeira e o composto não cair!

Adiciona as claras montadas aos composto da gema com mascarpone. Deve tomar muito cuidado para o creme não desmontar: adicione a clara aos poucos e vai misturando com um movimento circular de cima para baixo.

Escolher uma forma para o Tiramisù (eu utilizo uma forma oval de 20 x 29 cm). A banha de morango deve ser fria/temperatura ambiente. Banhe os biscoitos champanhe por 3 segundos e colocar na forma (se a primeira camada de biscoitos for horizontal, a segunda deve ser vertical). Colocar metade do creme em cima da primeira camada de biscoitos. Coloca por cima do creme os morangos cortados em pedaços (do restante 250 gr de morango deixei metade para o recheio e outra metade para decorar no topo do tiramisù). Passar outra camada de biscoitos e completar com a outra metade do creme.

Se quiser polvilhe por cima o hibisco em pó, decore com morango e folhas de hortelã. Se quiser também aquece o restante da banha de morango para adensar mais um pouco e coloca por cima.

Esperar 3 horas antes de servir.

Buon appetito!