Sugo fresco di Pomodoro

Molho fresco de tomate com manjericão.

INGREDIENTI

  • 1 kg tomate
  • 1 cebola
  • 4 colheres azeite
  • 3 ramos manjericão fresco
  • sal grosso

INSTRUÇÕES

Para fazer o molho de tomate usamos tomates vermelhos maduros. Precisam três ingredientes simples: cebola, manjericão fresco e sal.

O  molho de tomate, se for feito em grande quantidade deve ser armazenado em frascos bem esterilizados. Para fazer isso, os potes, colocados em uma panela grande, devem ser cobertos com água que é levada à fervura por um período de cerca de 35 a 40 minutos. Após esse período, é bom verificar se a tampa é côncava, um sinal de que a passagem é preservada sob vácuo.

Para preparar o molho de tomate, verifique primeiro os tomates um por um e remova as partes machucadas ou manchadas. Lave-os em água corrente e seque-os com um pano.

Corte-os ao meio e se preferir aperte-os para remover as sementes, eu costumo deixar as sementes. Transfira os tomates para uma panela alta, juntamente com a cebola descascada e fatiada, as folhas de manjericão e o sal. Coloque tudo em fogo baixo e deixe por 25-30 minutos, coberto, mexendo ocasionalmente.

Passe o tomate com o espremedor para remover a pele, coletando o que é obtido em uma panela menor que a anterior. (é um aparelho especifico usado para remover a pele dos tomates, eu não tenho e bato os tomates direto no liquidificador).

Deixa os tomates mais um pouco no fogo, 15-20 minutos. Coloca a conserva de tomate nos frascos que você esterilizou anteriormente e vira de cabeça para baixo até esfriar. 

O molho de tomate é mantido por aproximadamente 1 ano.