Fettuccine fatte in Casa

Fettuccine feitas em Casa


Quem não gosta de um bom prato de macarrão caseiro? Sejam fettuccine, tagliatelle ou pappardelle, os ingredientes para a massa básica são sempre os mesmos: excelente farinha 00 e ovos frescos à temperatura ambiente, conforme exigido pela receita clássica italiana. Nota: a diferença entre tagliatelle, fettuccine e pappardelle é apenas na medida da largura quando você os corta: de 3 a 4 milímetros para os dois primeiros, a 5 ou 6 milímetros para o pappardelle.

INGREDIENTES

para 2 pessoas

  • 200 gr farinha ( 100 gr por pessoa)
  • 2 ovos (1 ovo por pessoa)

INSTRUÇÕES

Disponha sobre uma superfície de trabalho a clássica fonte de farinha (pode tambem colocar em uma tigela), espalhando bem o buraco central com os dedos, quebre os ovos no centro da fonte. Comece a batê-los delicadamente com um garfo, enquanto bate, tambem vai incluindo a farinha aos ovos. Comece a amassar, trabalhando a mistura até obter uma massa lisa, e homogenea.

Embrulhe em filme plástico e deixe descansar por meia hora em temperatura ambiente. Enquanto isso, pode preparar o molho para o seu fettuccine caseiro. Meu molho será um molho de tomate fresco caseiro com manjericão, veja a receita aqui.

Depois de meia hora, pegue a massa novamente, polvilhe um pouco de farinha na tábua de madeira, abre um pouco a massa com as mãos para formar uma "pizza redonda" e comece a abrir com um rolo. Se a quantidade da massa for para mais pessoas, corte-a em 2 ou 3 partes e faça mais folhas (Aqui explicarei como abrir a massa com o rolo, mas pode tambem abri-l acom a maquina para massa).

Ao estender a massa com um rolo, puxe "esfregando" as palmas das mãos sobre ela, afaste-as e aproxime-as. Depois, abre tudo sobre a mesa, puxe um pouco e enrole novamente no rolo, enquanto continua a puxar "esfregando" com as mãos. Continue até obter uma folha de cerca de 1 ou 2 milímetros.

Pode assistir o video aqui para entender melhor o procedimento completo.

Depois que a folha for obtida, espalhe-a sobre a mesa, deixe secar por alguns minutos, comece a enrolá-la e polvilhe cada camada com um pouco de farinha. Com uma faca grande e lisa, comece a cortá-la no tamanho desejado (de 3 a 4 milímetros para fettuccine e tagliatelle, de 5 a 6 milímetros para pappardelle).

Depois espalhe em cima de um pano de prato grande ou uma toalha de mesa, espalhe com as mãos para desenrolar o fettuccine e arrume-os deitados no pano de prato, polvilhando com um pouco de farinha.

Coloque a panela com água para ferver para cozinhá-los.

Quando a água ferver, despeje um pouco de fettuccine de cada vez e cozinhe por cerca de 1 minuto. A massa deve ser al dente!! Esperimente a massa antes de tirar da agua, o tempo de cozimento pode variar de acordo com a espessura que a massa foi aberta.

Tira a massa da agua, coloca na panela com o molho e mistura por alguns minutos.

Coloca no prato e..

Buon appetito!