Cestini di Frutta

Mini tartelete de fruta de massa quebrada com creme de confeiteiro e fruta.
Na Itália nos chamamos também de tartellette e são um tipo de "pasticcini", uma especialidade da pequena confeitaria italiana. Normalmente nos usamos levá-las como presente quando convidados em casa de amigos ou família para o almoço ou jantar.

INGREDIENTES

para 29-30 unidades

  • para a massa: 280 gr farinha 00, 100 gr açúcar, 1 ovo, 1 gema, 80 gr óleo ou azeite, 1 colher de chá de fermento em pó para doces, raspa de 1 limão, 1 pitada de sal
  • para o creme: 500 ml leite integral, 120 gr açúcar, 4 gemas, 50 gr maizena, raspa de 1 limão, fava de baunilha
  • para decorar: fruta a gosto, gelatina

INSTRUÇÕES

Para a massa. Em uma tigela, adicione o açúcar, a pitada de sal, o óleo, o ovo inteiro e a gema. Mexa com uma colher, adicione gradualmente a farinha com o fermento até que a massa comece a ficar lisa.

Passe para uma tábua e incorpore a farinha restante até obter uma massa elástica que não grude mais nas mãos. Se precisar adicione mais uma colher de farinha. Com um rolo espalhe sobre uma superfície levemente enfarinhada, com uma espessura de cerca de 5 mm, com um cortador de biscoitos de cerca de 6 cm em forma de flor ou redondo um pouco maior do que as formas.

Coloque a massa na forminha e pressione levemente, coloque em uma assadeira e cozinhe a 180º por cerca de 15 minutos, até dourar. Deixe esfriar, vire de cabeça para baixo e remova o copo.

Para o creme. Em uma panela, ferva o leite com a casca de limão e a fava de baunilha da qual você obteve as sementes. Em uma tigela, bata as gemas com o açúcar e as sementes de baunilha com um batedor de mão até que a mistura fique leve e espumosa, adicione o amido e misture bem. Quando o leite ferver, retire a casca de limão e a baunilha e despeje a mistura de ovos, sem mexer, quando o leite começar a ferver novamente, mexa rapidamente com o batedor, mantendo o fogo baixo, alguns minutos e o creme engrossará perfeitamente. Despeje em um prato, cubra com papel filme em contato com o creme e deixe esfriar.

Encha i cestini di frutta/tartelete com o creme e sua fruta fresca favorita. Pincele as frutas com gelatina. Mantenha na geladeira até estar pronto para servir. É preferível rechear no mesmo dia que for comer.

NOTA

Você pode preparar a massa e cozinha-la com antecedência, elas podem ser mantidas em um recipiente hermético por até 10 dias.

Uma vez recheadas podem ser mantidas na geladeira por até 3 dias.

Cremes alternativos para encher cestas de frutas: nutella, namelaka, ganache de chocolate.

Buona merenda!