Ricotta

Queijo Ricota

Se você está se perguntando como fazer ricota em casa, saiba que é possível e muito fácil. A ricota é um produto alimentício obtido do leite, que pode ser ovelha, vaca, búfalo ou uma mistura destes, não é excessivamente calórico ao contrário de outros produtos lácteos e é muito delicado e versátil, na verdade, é usado para preparações doces que salgadas.

INGREDIENTES

para 200 gr

  • 1l leite
  • 1/2 limão siciliano ou lime

INSTRUÇÕES

Podemos iniciar a preparação de nossa ricota colocando o leite em uma panela com fundo grosso e colocando no fogo. A temperatura deve atingir 45 °, para ser exatos pode medir com um termometro para cozinha, como eu não tenho e apago o fogo logo antes do leite chegar no ponto de ferver.

Agora você pode adicionar o suco de limão filtrado e misturar com um batedor de mão por alguns segundos, cubra com a tampa e continue cozinhando em fogo baixo por 15 minutos.

Nesse ponto, transfira a coalhada para uma peneira com uma tigela embaixo e deixe escorrer, coletando os flocos na peneira e o soro na tigela. Deixe escorrer a ricota, coloque um pano limpo e deixe descansar na geladeira por pelo menos três horas, o tempo necessário para solidificar a ricota.

Recomenda-se consumir a ricota assim preparada dentro de três dias, armazenada na geladeira.