Canederli in Brodo (Knödel)

I Canederli (Knödel) são um dos pratos mais representativos da cultura gastronômica da região italiana de Trentino Alto Adige. É uma receita de montanha e consiste em bolas de tamanho medio feitas com uma mistura de pão velho, leite, ovos, farinha, carne e especiarias, geralmente é cozido em caldo. É uma receita típica a ser preparada para os dias de festa ou jantar, nas noites mais frias. É uma receita antigamente usada na cozinha para reciclar pão velho e avançado. São versáteis na cozinha, pois também podem ser usados ​​como acompanhamento para costeletas de porco ou como prato principal, juntamente com salada. A tradição tirolesa queria que eles fossem comidos às terças, quintas e domingos e somente nos feriados era acrescentado "speck", um presunto defumado típico da região, ou pancetta.

INGREDIENTES

para 8-10 unidades

  • 80 gr speck (pela dificuldade de achar o ingrediente aqui no Brasil pode sostituir com bacon, pancetta ou linguiça, eu substitui com bacon)
  • 1/2 cebola
  • 150 gr pão velho (velho de 2 dias esta bom. O pão usado é um pão tradicional da região tipo pão de sal, sem crosta, pode utilizar o pão de sal comum brasileiro que é parecido. Eu utilizei o pão italiano tradicional feito em casa, veja a receita aqui.)
  • 1 colher de manteiga
  • 2 colheres de farinha
  • 100 ml leite ou água
  • 2 ovos
  • 1 colher de salsinha ou cebolinha cortada fina
  • 2 colheres de azeite
  • 1 tomate, 1 cenoura, 1 cebola, 1 abobrinha, cravo, semente de pimenta do reino, 1 folha de louro, salsinha, 1 pedaço de carne a gosto (para o caldo)
  • sal a gosto

INSTRUÇÕES

Prepara o caldo de carne. Descasque a cebola, coloca na panela onde você preparará o caldo com 2 colheres de sopa de óleo deixa cozinhar em fogo medio baixo para colorir a cebola (sem queimar). Adicione também os outros legumes à panela cortados pela metade e despeje toda a água fria. Adicione a carne, escolha o pedaço de carne que preferir, com osso melhor. Enriqueça o caldo com salsinha, cravo, louro e pimenta do reino. Deixe ferver em fogo muito baixo por cerca de 2 horas com a tampa semi-fechada. Ajusta de sal no final (eu calculo 1 colher de chá a cada litro de água).

Corta o pão em cubinhos, é importante que seja um pão velho, no minimo 2 dias depois de comprar. O ideal é um pão sem crosta, o pão de sal comum brasileiro é ótimo. Se o pão que for utilizar tem crosta, tira, torra e bate no mixer até virar farinha de rosca e guarda para adicionar no impasto na eventualidade dele for mole. Para fazer a receita do pão italiano caseiro veja a receita aqui!.

Doura a cebola picada em cubinhos finos na manteiga juntamente com o bacon, também cortado em cubos pequenos. Cozinha em fogo baixo por 10 minutos, depois deixa esfriar.

Separadamente misture os ovos e o leite e adiciona ao pão. Adiciona a salsinha, a farinha e a cebola com o bacon cozinhados anteriormente. Ajuste com sal e pimenta. Deixe a massa descansar por cerca de 30 minutos. Se a massa estiver muito mole, adicione um pouco de farinha de rosca.

Agora, molha as mãos com a água para formar os bolinhos. Peneira o caldo, aqueça até ferver e cozinhe i Canederli por 15 minutos. Polvilha com a salsinha ou cebolinha e parmesão. Sirva com o caldo ou como acompanhamento de um segundo prato.

Dica: É melhor preparar um bolinho de teste e verificar se ele não se desfaz durante o cozimento.

Buon appetito!